sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Casa azulejada na Conselheiro Furtado é demolida: mais uma pra se lamentar!

                              Registro do imóvel em 2019, ainda totalmente preservado.
                                     Fonte: Street View
                           Registro do imóvel em 2020, ainda totalmente preservado
                                  Fonte: Street View 

Mais uma edificação de interesse à preservação deixou de existir na paisagem urbana de Belém sem deixar vestígios, restando só o lamento de alguns poucos que ainda se sensibilizam com perdas como essa no nosso patrimônio histórico. 
Foi uma morte anunciada e agora concretizada! Nessa área da Conselheiro Furtado, que fica no limite do entorno do Centro Histórico de Belém, nos últimos três anos observa-se a demolição de outros imóveis, o que pode ser o prenúncio de verticalização numa área que é protegida por ser entorno do CHB, por isso as construções não podem exceder os 24 m de altura ou cerca de 07 andares. O temor é justificado, já que é área próxima onde a Prefeitura de Belém, em 2015 licenciou ilegalmente a construção de um edifício de 17 andares, denunciado pela AAPBEL, embargado e depois liberado pelo MPE.
                                Registro feito em 2021, onde ainda se podia ver a fachada do imóvel 

Além de ser protegido por localizar-se na área de entorno do CHB, o imóvel demolido da Conselheiro, de fachada azulejada, consta do inventário realizado pelo Iphan e publicado em 2016 , cujo padrão infelizmente, foi identificado apenas neste imóvel, conforme planilha as paginas 206-207 do livro. Assim, perde-se um pouco mais do rico e diverso acervo arquitetônico da nossa cidade! 
A AAPBEL questiona: a obra de demolição foi autorizada? Quem autorizou? Foi respeitada a legislação, os órgãos de preservação foram consultados? Se o imóvel foi demolido sem licenciamento, quais as providências que serão tomadas? 
Com a palavra, a FUMBEL, a SEURB e o Ministério Público!