segunda-feira, 21 de setembro de 2015

21 de setembro: Dia da Vida, Dia da Árvore!


Hoje se comemora em toda mundo o dia da Árvore, em Belém não temos muito o que comemorar, se consideramos a importância da arborização urbana, que nos traga conforto térmico e visual. Centenas de árvores estão sendo retiradas do canteiro central da Avenida Augusto Montenegro e outras dezenas podem está com seus dias contados na Avenida 25 de Setembro, ameaçadas por um projeto de "reurbanização", sem ter sido discutido com a população. Ao mesmo tempo, constantemente temos mangueiras e outras espécies sendo derrubadas por falta de manutenção e cuidados ou sendo retiradas criminosamente para dá espaço para mais concreto. 
Mangueiras retiradas da Praça D. Pedro II, Centro Histórico de Belém
Diariamente, uma árvore com 13 metros de altura absorve cerca de 250 litros de nutrientes que são dissolvidos no solo, transportando-os até o mais alto de suas folhas; as folhas, por sua vez, absorvem o gás carbônico (CO2), matéria bruta para a transformação dos sais minerais em carboidratos. Durante esse processo uma árvore de porte médio libera aproximadamente 2 metros cúbicos de oxigênio puro. 
As raízes são os órgãos de alimentação, fixação e sustentação. Todas as plantas funcionam como fábricas de matéria orgânica e produzem alimento para quase todos os animais sob a forma de raízes, folhas, flores, frutos e sementes. Quando comemos carne, estamos comendo o capim que o boi comeu e transformou em sua própria carne. Calcula-se que uma árvore de porte médio transpira o equivalente a 60 litros d’água por dia, lançando vapor ao ser redor. 
As árvores são eficientes removedoras de poeiras nas ruas. Uma pesquisa feita na Alemanha demonstrou que o teor de partículas de poeira em ruas arborizadas é de apenas 25% em relação às não arborizadas. 
Por isto, as árvores podem refrescar muito uma rua, um bairro, uma cidade e uma nação. Uma árvore de porte médio tem o mesmo poder de resfriamento de quatro máquinas de ar condicionado. 

De suas folhas, raízes e frutos extraem-se óleos e substâncias medicinais para fabricação de remédios. A copa das árvores quebra o impacto das gotas de chuvas e, ao mesmo tempo, o solo fica coberto por uma camada de folhas e galhos secos que caem das árvores formando um excelente adubo orgânico, sendo que essa camada que se forma por cima do solo funciona como uma esponja que absorve a água que cai de mansinho por entre a folhagem das copas. Essa água irá penetrar devagar na terra e alimentar as águas dos lençóis freáticos. 

As árvores são seres vivos que nascem, crescem, se reproduzem e morrem!
Respeitar a natureza é respeitar a vida!