quinta-feira, 24 de maio de 2018

Belém: escombros e omissão!




     Mais um bem de interesse à preservação deverá desaparecer da cena urbana de Belém. A bela casa localizada na Avenida Generalíssimo Deodoro, nº 1144, entre Av. Governador José Malcher e Av. Magalhães Barata agoniza a algum tempo, sem dó nem piedade por parte dos órgãos estadual e municipal de preservação. Com o telhado retirado pelo proprietário, está à espera que as chuvas severas do inverno amazônico faça o resto do trabalho, deixando o terreno livre para dar lugar à um prédio ou estacionamento.


     A AAPBEL fez a denúncia à FUMBEL ainda em dezembro passado, solicitando da Fundação as medidas legais cabíveis para notificar aos proprietários do imóvel, bem como determinar o escoramento e cobertura cautelar do imóvel sob penas de irreparáveis prejuízos aos transeuntes e à preservação do patrimônio histórico de Belém.
     Em abril constatamos a demolição do alpendre lateral, diante da leniência da FUMBEL e SECULT, fizemos representação junto ao MPE, que abriu procedimento administrativo, solicitando explicações à FUMBEL.
     A má fé dos proprietários somada à falta de atuação dos órgãos de preservação compõem a fórmula que explica o estado de perdas e degradação do nosso rico e diverso patrimônio, cada vez que um imóvel é mutilado, descaracterizado ou demolido é uma perda irreparável para nossa memória.






quinta-feira, 3 de maio de 2018

O tráfego de veículos pesados no Centro Histórico e Entorno




A Prefeitura de Belém tem sido irresponsável e omissa, em primeiro lugar por licenciar grandes empreendimentos na área do Palacete Bolonha, como a Unidade Hospitalar do Porto Dias e Centro Empresarial Bolonha, sem levar em consideração o impacto no tráfego, na malha viária, na infraestrutura urbana e em segundo lugar por não fiscalizar e garantir o cumprimento da lei nº 7792/96 que proíbe a entrada e circulação de veículos transportadores de cargas com peso superior a 04 (quatro) toneladas, na área urbana de Belém, no horário das 06:30 às 08:30 h, das 11:30 às 13:30 h. e das 17:30 às 20:00 h. nos dias úteis.
As fotos foram feitas numa 2ª feira do mês de abril, às 9:30 horas, em frente ao Hospital Porto Dias, na avenida Governador José Malcher.