quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Aguillera Mall: mais uma ameaça ao Palacete Bolonha e à Vila Bolonha


Maquete eletrônica do Aguillera Mall, divulgado na coluna Mauro Bonna

As obras do empreendimento Porto Dias na Avenida Governador José Malcher,  no entorno de vários bens históricos tombados, já prestes a ser inaugurado, está sendo acusado de ter causado problemas na estrutura do Memorial dos Povos e de algumas casas da Vila Bolonha.

Instalações do Hospital Porto Dias, ao lado do Memorial dos Povos 
Detalhe da antiga Sede da União Espanhola 

 
rachadura no Memorial dos Povos, antiga sede da União Espanhola


Piso do anfiteatro do Memorial dos Povos com rachaduras causados pelas obras do Porto Dias


Agora está sendo anunciado o lançamento de um novo empreendimento nessa área, o Aguillera Mall, em frente ao Memorial dos Povos.



Casas demolidas para construir o centro comercial


Casas a serem demolidas caso seja autorizado pelo IPHAN, FUMBEL e DPHAC/SECULT

O Aguillera Mall já surge sob o signo da irregularidade, ao demolir três casas antes de ter autorização dos órgãos de preservação:  IPHAN, SECULT e FUMBEL, uma vez que o mesmo está localizado em área do entorno do Centro Histórico de Belém, tombado pelo IPHAN em 2012 e também no entorno de bens tombados pelo DPHAC/SECULT e pela FUMBEL.
Vista panorâmica do Palacete Bolonha e Vila Bolonha, bens tombados nas imediações. 

A AAPBEL e todos os que defendem a preservação do patrimônio histórico de Belém preocupam-se com a liberação de mais um empreendimento nessa área e cobram da Prefeitura, DPHAC/Secretaria de Estado de Cultura e IPHAN, que projetos dessa natureza nessa área sejam avaliados em todos os seus possíveis impactos, tais como:
1)    Observa o contraste das fachadas inseridas e o contexto envoltório, considerando a peculiar ambiência dessa área histórica Av. Gov. José Malcher que apresenta(va) imóveis ecléticos, protomodernos, neocoloniais, chalés urbanos e residências modernistas de interesse à preservação para a memória da cidade que vem continuamente sendo alteradas seja em suas características próprias seja pelas impactantes obras de renovação que parecem ignorar a legibilidade da área nos últimos anos.
2)    Usos de imóveis urbanos para shopping center ou similares, como o proposto pelo Aguilera Mall,  é potencialmente um pólo gerador de tráfego que atrai ou produz grande número de viagens, o qual somado aos já existentes na via que se afunila após curva justamente naquela área, deve ocasionar e ampliar os reflexos negativos na circulação viária e em seu entorno imediato podendo ainda comprometer a acessibilidade de toda a região, agravando as condições de segurança, trafegabilidade e mobilidade de pedestres e veículos públicos e particulares.
3)    Alertamos ainda para os impactos sobre a circulação e volume de tráfego nas vias adjacentes, inclusive a Vila Bolonha, gerando sobrecarga na infra-estrutura urbana da área de influência, provocando aumento dos congestionamentos, no tempo de deslocamento dos usuários, moradores e daqueles que estão de passagem pelas vias de acesso gerando inclusive o aumento nos custos operacionais e de manutenção das vias.
4)    Também vale ressaltar que as estruturas das edificações históricas são em sua maioria constituídas de fundações rasas e corridas, geralmente no alinhamento dos lotes e suscetíveis aos impactos de vibração de tráfego, o incentivo ao aumento desse impacto é potencialmente prejudicial à conservação das edificações, o que pode ainda ser analisado de forma preocupante a partir das imagens anexas observadas tanto no prédio e área externa do Memorial dos Povos que se imagina pelo menos em parte ser impactada também pelas vibrações do trânsito intenso já existente e possivelmente até pelos impactos dos empreendimentos e obras de execução de fundações, que deve ser investigadas pelos setores competentes.
A AAPBEL apresentou pedido de informações à FUMBEL, SECULT e IPHAN, até o momento apenas o IPHAN respondeu que embargou a obra e exigiu alterações no projeto, que foram feitas pelo proprietário e após nova análise, foi aprovado.