Em apenas uma década, Bogotá se
transformou de uma cidade violenta, caótica e sem autoestima num modelo
internacional de sustentabilidade, mobilidade e melhora da qualidade de
vida. O ar que se respira é o de uma cidade que prioriza o ser humano e o resultado é o sentimento de pertencimento de todos à cidade.
Além do Sistema de transporte coletivo
chamado BRT, é de lá que vem também o bom exemplo das Recreovias, onde todos os domingos e feriados, 120 km de ruas
são fechadas para carros e são invadidas por milhares de ciclistas,
maratonistas, skatistas, caminhantes solitários ou em grupos, com seus cães e
famílias inteiras.
As ruas se transformam em uma verdadeira festa cidadã, mais do que atividades de lazer ou esportivas, nas Recreovias se pode praticar a vivência e a ocupação da via pública, que nos dias normais é um território exclusivo dos veículos motorizados, que serve apenas como local de passagem e não como um local de encontro, um território não raramente ameaçador. Circular ou ciclar na via pública usando as próprias forças é uma vivência de alto poder educativo tanto para pedestres e ciclistas quanto, o que é o mais importante, para motoristas.
Além de
passar a respeitar mais a via pública e seus usuários, os condutores de veículos
que vivem a via recreativa passam a ter mais respeito por todos os seu
usuários. E, após vivenciarem o evento, tanto motoristas quanto pedestres ou
ciclistas sentem-se estimulados e encorajadas a praticar mais a
mobilidade ativa nos demais dias da semana.
Patinadores e ciclistas na Av. Magalhães Barata aos domingos. |
Em Belém, além dos poucos espaços,
praças e parques, como Praça da República e Batista Campos, vemos todos os
domingos a população disputando perigosamente as ruas com carros e motos para
poder andar de bicicleta, patins e skates, correr ou mesmo caminhar.Uma das vias mais procuradas para a prática dessas atividades é a Avenida Magalhães Barata.
Corredores de fim de semana da calçada do Museu Goeldi |
Daí vem a idéia de que a Prefeitura, implante um Programa semelhante em Belém, podíamos começar com a
experiência piloto da Avenida Nazaré/Magalhães Barata, que poderia ser fechada
para o tráfego de veículos motorizados, no trecho que vai da Avenida
Generalíssimo Deodoro até a Av. José Bonifácio. Público não faltaria e a bela Nazaré/Magalhães Barata
oferece o aconchego térmico das copas das mangueiras e um belo patrimônio
arquitetônico e histórico a ser conhecido e admirado. O que está faltando então? A AAPBEL pretende apresentar a proposta para o Prefeito Zenaldo Coutinho, que pode ser testada, modificada e espera-se ampliada paulatinamente com o avançar da experiência e adesão dos cidadãos. Por uma Belém mais humana!
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