quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

O BRT e as árvores da Augusto Montenegro


Notícias correntes nas redes sociais e imprensa, dão conta de que as obras do BRT Augusto Montenegro iniciam dia 13 próximo, com a remoção do canteiro central da via, gerando grande preocupação com o destino das centenas de árvores, numa área da cidade já bastante degradada e que vem sofrendo uma acelerada expansão urbana sem planejamento. Por tratar-se de uma grande obra e com grande interesse para a municipalidade, consideramos ser desejável ser dado o mais amplo conhecimento à sociedade, do projeto e eventuais mudanças no mesmo.  Assim, é  que junto com a ONG No Olhar, entramos nesta terça-feira (10.02), com um Pedido de Informação à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), nela queremos saber: 

1. A arborização da via acima mencionada foi devidamente cadastrada por essa Secretaria?
2. A SEMMA, como órgão gestor do meio ambiente e especialmente envolvida com a flora e a paisagem de nosso município está representada no projeto do BRT?
3. O projeto contempla a arborização necessária àquela via?

4. Quantos indivíduos serão retirados da via e onde serão transplantados?
A AAPBel e a NOOLHAR não combatem a implantação da via do BRT, o que buscamos é a necessidade de adequação do projeto à preservação de nosso meio ambiente. O que a população conquistou não se pode deixar a perder. Nossa obrigação é de alertar as autoridades para essa questão, que é séria, e defender sempre nosso patrimônio. Em um projeto desse porte, seus orçamentos devem contemplar a remoção e replantio declinando do simples corte de uma árvore. Se bem feito o transplante, em cerca de seis meses a um ano, uma árvore recupera toda sua copa e tamanho, ao passo que uma muda levaria 30 anos para chegar ao mesmo porte. O remanejamento é possível, é aplicável e traz resultados reconhecidamente positivos. Por que não? Por outro lado, não é concebível que o Projeto não apresente um plano de arborização em substituição a que existe.  
Lembramos ainda que no TAC (Termo de Ajuste de Conduta) assinado com o Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual, no dia 23.03.2013, o prefeito Zenaldo Coutinho comprometeu-se de apresentar o projeto Básico de paisagismo de toda a área de alcance do BRT, realizando implementação do Plano Municipal de Arborização de Belém (PMAB), priorizando a vegetação com objetivos estéticos, climáticos e urbanísticos. 
  Belém precisa da proteção do calor e sob as copas de nossas mangueiras a sensação térmica é de 2ºC a menos que sob o sol. Tanto a vegetação quanto a mobilidade são necessidades sociais e como ambos deverão subsistir, cabe ao gestor promover essa coexistência. 


3 comentários:

  1. Perfeito!!! Em uma cidade cada vez mais quente e desértica deveria ser um crime retirar as árvores que por verdadeiro milagre ainda existem...já que não realizam manutenção, não retiram ervas de passarinho, não cuidam da preservação nem da ampliação do que ainda temos de verde, somos uma cidade na Amazônia cada vez mais parecido com um deserto de cimento. Em qualquer metro quadrado permitem erguer novos prédios.....até na orla permitiram....em Belém só daremos valor ao verde quando morrermos de insolação pelo calor (assim como São Paulo que somente deu valor a água quando faltou...).....

    Deveríamos ter mais praças, mais áreas verdes de convivência, parques, gramados, como o parque VIlla Lobos |(SP) ou o parque da Cidade (Brasília). No fim de semana o que acontece??? superlotam a depredada Praça da República e a abandonada Praça Batista Campos (relíquias de um prefeito dos anos 1900).
    Belém merece ser mais verde.

    ResponderExcluir
  2. Eu peguei uma muda daquelas arvores da augusto montenegro,mas queria saber o nome da arvore.

    ResponderExcluir
  3. Eu peguei uma muda daquelas arvores da augusto montenegro,mas queria saber o nome da arvore.

    ResponderExcluir