domingo, 25 de maio de 2014

Encontro nacional repudia o Premium DEMOLIÇÃO: Movimentos pela moradia popular fazem protesto em frente à obra


Manifestantes de todo o Brasil lembraram o desabamento do Edifício  Raimundo Farias, em 1987, e depois fizeram bastante barulho em frente à obra do Edifício Premium, para 
simular demolição  
Uma caminhada no centro de Belém marcou o início do 13º Encontro Nacional de Moradia Popular, promovido pelo movimento União Nacional por Moradia Popular (Unmp), na tarde de ontem. Cerca de 200 pessoas - entre sem teto, favelados, moradores em cortiços, mutirões, ocupações e loteamentos - participaram do protesto, que culminou com um ato púbico de repúdio à construção do Edifício Premium, em frente aos portões da obra. Manifestantes questionaram a conduta da Justiça Federal e das autoridades competentes ao facilitar uma construção irregular às margens da Baía do Guajará. 
Os manifestantes seguiram a pé pelas ruas do centro até a frente do prédio Premium, na rua Nelson Ribeiro. Ali, eles penduraram faixas e cartazes nos portões da construção e exigiram a demolição da obra, já em fase de acabamento. “Igual a esse prédio em Belém existem vários casos no Brasil, onde a Justiça age para beneficiar o capital e a especulação imobiliária”, berrou a delegada de São Paulo do Unmp, Maria das Graças Xavier. Ela citou o exemplo do condomínio de alto luxo de São Paulo, o Alphaville, que também foi construído em terreno da União.
“Este prédio é um perfeito exemplo de tudo que lutamos contra. Uma afronta da burguesia ao direito de morar. Construído de forma irregular em uma área de proteção ambiental. Uma vergonha”, completou. 
Extraído de O Liberal , de 23.05.2014.

2 comentários:

  1. Em sua decisão contra a demolição deste prédio, o juiz informa que "...o edifício não está na orla..." e "...não altera as características do lugar..". Uma simples foto consegue mostrar totalmente o contrário. Dizem que a justiça é cega, mas assim já é demais....

    ResponderExcluir