quarta-feira, 8 de julho de 2015

Calçada da Mundurucus é recuperada após pedido da AAPBEL




Em março, a associação apresentou à SEURB, pedido de recuperação da calçada da Avenida Pariquis com Mundurucus, ao lado da Escola Estadual Tiradentes /Santa Maria de Belém, e é com grande satisfação que vimos nosso pedido ser atendido. Hoje pela manhã começaram os trabalhos de calçamento desse trecho da via, que apesar da localização privilegiada, há anos encontrava-se em estado precário e causando muitos acidentes, louvamos assim a atitude da SEURB de acatar e atender as demandas oriundas da sociedade.
Alguém já disse que a cidadania de uma cidade é medida pelo tamanho e qualidade de suas calçadas. A estrutura viária sempre foi pensada para o automóvel, os governos gastam milhões com pavimentação de ruas, mas não querem gastar com calçadas, esquecem que elas também são fundamentais para a mobilidade urbana.
Em Belém, andar a pé é um verdadeiro desafio, principalmente para idosos e pessoas com deficiências físicas, diante de calçadas esburacadas, desniveladas, cheias de obstáculos e todo tipo de dificuldade para quem caminha.
A prefeitura de Belém daria um grande presente para a cidade em seus 400 anos, se implantasse um programa de calçadas, a exemplo do que vem fazendo a Prefeitura de São Paulo, que lançou o programa para construir 1 milhão de metros quadrados de calçadas, investindo 40 milhões de reais e aplicando a lei que multa o proprietário que não não mantem sua calçada e permite que a prefeitura cobre pelo calçamento feito em imóvel particular. O programa de calçadas tem a ver com o plano de mobilidade da atual gestão da cidade, que prioriza o transporte público, transporte individual não motorizado e pedestres. É uma visão de cidade que está se impondo em razão dos grandes desafios que as metrópoles vivem hoje.
Acesse aqui o oficio à SEURB : https://drive.google.com/drive/my-drive


Nenhum comentário:

Postar um comentário