Ano passado, após mais de 10 anos sem a Prefeitura de Belém fazer nenhum tombamento no município de Belém, o Prefeito Zenaldo Coutinho homologou a Resolução Nº 01/2016, do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural do Município de Belém - CMPPC, que aprovou o tombamento do conjunto de bens imóveis localizados na Av. Senador Lemos esquina com a Travessa Dom Romualdo de Seixas, bairro do Umarizal.
O tombamento decorreu de solicitação da AAPBEL, que protocolou o pedido no dia 29 de outubro de 2016.
O Conjunto em estilo eclético harmônico e bem preservado, datado do início do século XX, é formado por casario de porão alto, com unidades geminadas 2 a 2 e intervalo marcado pelo acesso destacado por afastamento lateral e porta de acesso em recuo com escadaria, vãos em verga reta com esquadrias em madeira, onde se destacam os vidros incolores e azuis já raros nos dias atuais. Os vãos das janelas rasgados por inteiro são encimadas por ornatos em massa curvos em falso arco com arremate, tendo ao centro ornato circular tipo meia esfera e as paredes de todas as casas apresentam marcação horizontal em relevo.
A associação apresentou o pedido preocupada com o fato do imóvel ocupar uma imensa área numa das regiões da cidade mais cobiçadas pelo setor imobiliário e correndo o risco de desaparecer, por está à venda à época.
Mas qual foi nossa surpresa quando o Gabinete da FUMBEL, através do seu recem nomeado Presidente Fábio Atanásio, apresentou pedido de reconsideração do tombamento junto ao Conselho, em reunião ocorrida em abril. A discussão dentro do Conselho foi acirrada e por apenas um voto de diferença, o próprio conselho não voltou atrás, certamente pressionado para rever sua posição.
Ressalte-se que a FUMBEL acumula dezenas de pedido de tombamento sem dá parecer e sem encaminhar ao CMPPC, incorrendo em ato de improbidade administrativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário