quinta-feira, 18 de abril de 2019

Prefeitura restaura, mas não entrega Chalé Tavares Cardoso para a população de Icoaraci


O Chalé Tavares Cardoso foi fechado para o público em 2014 e a Biblioteca Municipal Avertano Rocha, foi transferida para um prédio alugado.
Após um cuidadoso processo de restauração com reforço das suas estruturas, o prédio tombado foi reinaugurado no dia 27 de dezembro para ser o que seria uma Biblioteca-parque e abrigar novamente a única biblioteca do distrito de Icoaraci, tornando-se um espaço cultural da população.


Após longos anos de abandono e degradação, a tão esperada reforma foi fruto da luta dos movimentos sociais, formado por artistas, professores, estudantes, líderes comunitários do distrito, contudo passados 04 meses após a obra ser inaugurada, o espaço continua fechado para o usufruto da população.
No prédio estão trabalhando alguns funcionários do Departamento de Bibliotecas, enquanto a Prefeitura continua pagando o aluguel de mais de 20 mil reais mensais pelo prédio provisório onde está funcionando a biblioteca.
A nossa preocupação é que o Chalé Tavares Cardoso tenha o mesmo malfadado destino do Palacete Pinho, entregue em 2012, mas que até hoje encontra-se fechado, abandonado, deteriorado sem que a Prefeitura nunca tenha destinado um uso para que o prédio seja de fato um patrimônio histórico e cultural da cidade.
Mais importante que restaurar é tornar esse patrimônio vivo, dando um uso adequado ao mesmo, com orçamento anual garantido para seu funcionamento, conservação e manutenção preventiva.

 A associação está entrando com representação junto ao Ministério Público para que a Prefeitura explique porque o prédio não foi ainda entregue de fato e não está sendo usado pela população.



Um pouco da história do Chalé
Construído como casa de veraneio do livreiro português Eduardo Tavares Cardoso na passagem do século XIX para o século XX, na primeira rua de Icoaraci, o velho chalé em estilo eclético possuía uma fachada imponente, com uma escadaria ricamente trabalhada em madeira, duas torres e uma varanda com muitas espécies de plantas amazônicas e européias. Um sistema de comportas construídas ao lado da casa permitia que as águas do rio Pará entrassem no terreno, formando um lago particular, o que garantia tranquilos passeios de barco aos finais de semana.
Eduardo morreu em 1935 e a filha herdeira se desfez do prédio alguns anos depois. Nos anos 70 passou a ser a Biblioteca Municipal Avertano Rocha. Contudo, o fechamento permanente das comportas, junto com as construções irregulares no entorno e o tráfego intenso de ônibus acabou por ameaçar o velho casarão.  






4 comentários:

  1. Neste processo de restauro vão resgatar as comportas ou identificá-las como ingirmacao e não se perde com o tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não serão recuperadas as comportas, trazendo de volta o belo lago, mas sua idéia é muito boa, que haja a memória de tudo o que existia no local.

      Excluir
  2. Infelizmente esta virando uma situação muito desagradável revitalizar um importante espaço histórico como o Chalé Tavares Cardoso Palacete Pinho e pelo visto ate o Solar da Beira para deixá-los sem uso apenas promessas.

    ResponderExcluir
  3. O mesmo está acontecendo com a COART, antiga estação ferroviária. Foi restayrest mas está sem uso

    ResponderExcluir