quinta-feira, 24 de maio de 2018

Belém: escombros e omissão!




     Mais um bem de interesse à preservação deverá desaparecer da cena urbana de Belém. A bela casa localizada na Avenida Generalíssimo Deodoro, nº 1144, entre Av. Governador José Malcher e Av. Magalhães Barata agoniza a algum tempo, sem dó nem piedade por parte dos órgãos estadual e municipal de preservação. Com o telhado retirado pelo proprietário, está à espera que as chuvas severas do inverno amazônico faça o resto do trabalho, deixando o terreno livre para dar lugar à um prédio ou estacionamento.


     A AAPBEL fez a denúncia à FUMBEL ainda em dezembro passado, solicitando da Fundação as medidas legais cabíveis para notificar aos proprietários do imóvel, bem como determinar o escoramento e cobertura cautelar do imóvel sob penas de irreparáveis prejuízos aos transeuntes e à preservação do patrimônio histórico de Belém.
     Em abril constatamos a demolição do alpendre lateral, diante da leniência da FUMBEL e SECULT, fizemos representação junto ao MPE, que abriu procedimento administrativo, solicitando explicações à FUMBEL.
     A má fé dos proprietários somada à falta de atuação dos órgãos de preservação compõem a fórmula que explica o estado de perdas e degradação do nosso rico e diverso patrimônio, cada vez que um imóvel é mutilado, descaracterizado ou demolido é uma perda irreparável para nossa memória.






2 comentários:

  1. Quais forças imobilizam os agentes públicos, favorecendo os interesses particulares e, arruinando a nossa identidade cultural???????

    ResponderExcluir
  2. A força da grana que constroi e destrói coisas belas. ( Como diz na música de caetano Veloso). Uma vergonha!!

    ResponderExcluir